terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

NO SURF COMO NA VIDA

Estava assistindo um vídeo de Surf, e de repente viajei em minha mente, ao ver movimentos perfeitos realizados na parede da onda e manobras arrojadas na parte crítica da mesma, voltei ao passado e lembrei dos meus primórdios no surf, não que eu tenha evoluído muito, afinal não tenho muito tempo para gastar praticando e o tempo que tenho, normalmente não sou ajudado pelo mar e pelas condições climáticas, espero sinceramente que isso mude esse ano. Mas qual o propósito deste artigo? Como na filosofia do Kung  Fu, tudo é Kung Fu, a arte da observação do movimento e emprego da força, no Surf tudo é vida, pois apesar de ser um esporte maravilhoso, é preciso, como tudo na vida ser aprimorado a cada dia.

Como na vida, entramos no surf, sem nenhuma experiência o que nos leva em boa parte do tempo a correr riscos desnecessários se tivermos o treinamento e ensinamentos adequados. Chegamos na vida desprotegidos sem nenhuma condição de cuidarmos da nossa própria segurança, pois sair do útero da mamãe nos põe em condição de desvantagem em relação ao mundo,  pois estamos a mercê de seus perigos, tão desconhecidos da nossa nova vida. No surf quando começamos nos atiramos no mar, corremos riscos que não conhecemos e que com o tempo vão ficando evidentes, como por exemplo até que tamanho de mar estamos em condições de enfrentar,  o perigo de uma vaca numa série pesada, a possibilidade de não escapar vivo da aventura.

No surf quando começamos surfamos na espuma, pois ficar em pé já é uma grande passo para quem tem que primeiro se equilibrar deitado sobre a prancha, ela tem que ser grande quando começamos, para nos dar estabilidade, e no início a única coisa que conseguimos ou a 1a. é deslizar sobre a onda, normalmente em linha reta, curtindo o momento, isso já é uma sensação de vitória, mas como na vida, não nos satisfaz, e vamos a partir daí para outros passos, percebemos que se entrarmos um pouco antes vamos deslizar na parede, daí vem o corte, diminuímos a prancha, começamos a arriscar as manobras, buscamos a perfeição da mesma, e aí chegamos onde conseguimos, depois vamos vendo os melhores e tentando superá-los o que as vezes é impossível. Assim também somos na vida, temos limitações e corremos em busca dos nossos sonhos e em algum tempo atingimos o nosso máximos, e não vamos além dali.

Alguns se frustram com sua vida, alguns param de surfar, outros curtem o momento, assim como na vida, quem sabe viver, não passa o tempo tentando realizar o impossível, mas vive aquilo que está ao seu alcance. Então se você tem o desejo de surfar na sua vida, surf, se você não for um Kelly Slater, ou um Mick Fanning, seja você, faça o que conseguir e aproveite o momento, um drop numa onda pesada, vale por 100 manobras, e se o drop e corte são as únicas coisas que sabe fazer, curta o momento, não fique triste, aproveite. Se a vida não é como você quer , bem vindo a vida, viva, não estrague esse momento, mas o torne memorável, e será feliz todos os dias.

Deus abençoe a todos.


Nenhum comentário: