segunda-feira, 30 de abril de 2012

UMA SENSAÇÃO QUE FALA POR SI

Este fim de semana eu não surfei, não tivemos a escolinha do Clube de Surfe, estava nublado, o mar tinha altas ondas, mas minhas tarefas domésticas me impediram de dar um confere na praia. Ontem domingo, fui para o culto e voltei amarradão pra dar uma caida, aí o Marcos me ligou e disse que o mar tava fechando muito, o que torna o surf inviável, pois não temos parede de onda para fazer manobras, desanimei. Mas algo importante me veio a lembrança, não perdi o meu final de semana, sábado, sentei na frente da tv e vi uma reportagem no Hulck que me chamou a atenção. Uma história de superação, um jovem de 19 anos, portador de glaucoma congênito que o faz não ter nenhum grau de visão, ou seja o rapaz é cego e estava pegando ondas em Pipeline. Fiquei perplexo, pois se com todos os sentidos já é muito difícil descer as ondas de Pipeline, imaginem sem enxergar.
Indiscutivelmente, algo que chama a atenção dos surfistas é o privilégio de observar o meio ambiente que nos cerca, a cor do mar o céu, as nuvens, a formação das ondas, tudo encanta e torna o surf muito mais impolgante, mas como era para o Derek, surfar no escuro?  Percebi que pra ele basta o deslizar a onda e vencer as suas limitações, o surf proporciona sim uma sensação grandiosa de prazer que ainda que não se possa apreciar toda a beleza que cerca a prática do esporte, pode-se sentir Deus através de sua criação. Percebi que pra Derek o importante é superar-se, não de qualquer forma, mas dedicando-se na consciência de tudo é possível, desde que se tenha fé.
Não obstante o desafio de surfar as famosas ondas de Pipeline, o Luciano Hulck o desafiou a surfar de Tow in, acho que o maior desafio que aquele jovem enfrentou, pois para ser puxado por um jet, você tem que esquiar de lado na prancha, o que já não é muito fácil vendo em qual direção firmar-se, imagine, sem poder enxergar. Mas depois de muito esforço o Derek desceu sua primeira onda surfando de Tow in, um feito jamais realizado por uma pessoa que não pode exergar, Derek não viu seu feito, mas sentiu toda alegria de vencer o desafio das ondas. Tirou lágimas dos meus olhos, pois por muito menos já deixei de entrar no mar. Muitas vezes já me privei de aproveitar de uma das maiores sensações da vida, por causa de um pouco de preguiça, por não estar disposto a enfrentar a correnteza e a arrebentação. Não sei porque alguém que não pode ver surfaria, ou uma pessoa com limitações físicas, mas o fato é que o surf é de Deus, e só Deus pode proporcionar ao homem os recursos necessários para vencer as dificuldades da vida.

Abaixo tem o limk do youtube com o vídeo do Derek, caso você queira ver com os seus olhos.





Aprenda com Derek e louve a Deus todos os dias, pois só o Senhor pode nos proporcionar algo tão magnífico.

Deus abençoe a todos.

Pr. Emerson

Nenhum comentário: